terça-feira, 5 de abril de 2011

Tempo morto por Óscar Rosas

Entrevista a Luís Mendonça
Desta vez o entrevistado é Luís Mendonça, que publicou recentemente um livro sobre futsal com o título “Defesa à zona em Futsal”, actualmente joga no Arsenal Clube Parada na Divisão de Honra da Associação de Futebol do Porto, vamos conhecer melhor Luís Mendonça em mais um excelente trabalho de Óscar Rosas. (Artur Moreira)
Óscar Rosas [OR]: Como nasceu a tua paixão pelo desporto?
Luís Mendonça [LM]: Sempre tive gosto pela prática desportiva. Tive a felicidade de ter tido uns pais que me permitiram, e incentivaram, a ter hábitos desportivos os quais me levaram a ter uma aptidão para o desporto em geral e para o futsal em particular. Como corolário disso com 12 anos, no 3º ciclo, comecei a prática desportiva federada, no futsal.
[OR]: Diz-nos qual o teu percurso como atleta?
[LM]: Comecei aos 12 anos na Associação Recreativa Valboense 1º de Dezembro. Depois passei, sucessivamente, pelo Miramar, Escolas de Gondomar, Cohaemato, novamente escolas de Gondomar e actualmente represento o Arsenal de Parada.
Nunca fui, nem vou ser um craque. Mas uma coisa nunca deixei de fazer: ESTUDAR. Aliás os meus pais sempre disseram que eu podia jogar sempre que me apetecesse mas também teria de estudar, pois isso era como uma enxada para o futuro.
[OR]: Como surgiu a ideia de lançar este livro?
[LM]: Este livro é o resultado do meu trabalho final de Licenciatura. Para a realização desse trabalho – minha Monografia – dediquei, propositadamente, um ano.
Na apresentação do mesmo o Júri, constituído pelos Professores José Guilherme (o meu orientador), Vítor Frade e Ricardo Fernandes, elogiou bastante o trabalho. Então o Prof. José Guilherme sugeriu, em primeira instância, a publicação do trabalho. Os restante elementos do Júri concordaram com a ideia, dado ser um trabalho pioneiro e pela qualidade da amostra.
Estávamos então em 2008.
[OR]: Então por que só agora saiu o livro?
[LM]: Logo então contactei várias editoras. Uma delas, com sede em Espanha, mostrou-se inicialmente interessada na publicação do livro. Mas, posteriormente, recuou no interesse.
Desiludido, abandonei a ideia.
Um ano depois quando efectuei uma entrevista a Paulo Fernandes (actual treinador de futsal do Benfica) para o meu trabalho de Mestrado, este indicou-me a OMNISERVIÇOS, com quem ele tinha algumas relações.
Contactei então esta empresa e obtive a resposta positiva para a publicação do livro.
[OR]: Qual o objectivo deste livro?
[LM]: O livro tenta dar resposta a inquietudes que tinha como praticante, tentando reflectir nas mesmas como potencial treinador.
Visa facilitar a tarefa dos treinadores, dos jogadores e, até, de quantos se interessam pelo estudo dos problemas do futsal relacionados com as noções gerais que devem presidir ao treino e ao estudo da táctica do jogo.
É, em resumo, um modesto contributo ao futsal de quem lhe tem dedicado uma boa parte da sua existência.
[OR]: Consideras-te um escritor? Pensas continuar a escrever?
[LM]: Um escritor não me considero. Um leitor sim. Gosto muito de ler, sobretudo sobre o treino e o jogo. Não ponho de parte escrever sobre isso, expor as minhas ideias.
Aliás tenho um outro trabalho já realizado e escrito – a minha tese de Mestrado – sobre o tema “A importância da tomada de decisões no treino e no jogo por parte dos atletas” o qual teve a contribuição dos mesmos reputados treinadores que colaboraram na elaboração deste livro.
Há assim a possibilidade de sair um segundo livro.
Mas isso é um caso a rever, nomeadamente se este primeiro livro tiver algum sucesso.

Como adquirir o livro, saiba aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário