Entrevista a Luís Mendonça

Óscar Rosas [OR]: Como nasceu a tua paixão pelo desporto?
Luís Mendonça [LM]: Sempre tive gosto pela prática desportiva. Tive a felicidade de ter tido uns pais que me permitiram, e incentivaram, a ter hábitos desportivos os quais me levaram a ter uma aptidão para o desporto em geral e para o futsal em particular. Como corolário disso com 12 anos, no 3º ciclo, comecei a prática desportiva federada, no futsal.
[OR]: Diz-nos qual o teu percurso como atleta?
[LM]: Comecei aos 12 anos na Associação Recreativa Valboense 1º de Dezembro. Depois passei, sucessivamente, pelo Miramar, Escolas de Gondomar, Cohaemato, novamente escolas de Gondomar e actualmente represento o Arsenal de Parada.
Nunca fui, nem vou ser um craque. Mas uma coisa nunca deixei de fazer: ESTUDAR. Aliás os meus pais sempre disseram que eu podia jogar sempre que me apetecesse mas também teria de estudar, pois isso era como uma enxada para o futuro.
[OR]: Como surgiu a ideia de lançar este livro?
[LM]: Este livro é o resultado do meu trabalho final de Licenciatura. Para a realização desse trabalho – minha Monografia – dediquei, propositadamente, um ano.
Na apresentação do mesmo o Júri, constituído pelos Professores José Guilherme (o meu orientador), Vítor Frade e Ricardo Fernandes, elogiou bastante o trabalho. Então o Prof. José Guilherme sugeriu, em primeira instância, a publicação do trabalho. Os restante elementos do Júri concordaram com a ideia, dado ser um trabalho pioneiro e pela qualidade da amostra.
Estávamos então em 2008.
[OR]: Então por que só agora saiu o livro?

Desiludido, abandonei a ideia.
Um ano depois quando efectuei uma entrevista a Paulo Fernandes (actual treinador de futsal do Benfica) para o meu trabalho de Mestrado, este indicou-me a OMNISERVIÇOS, com quem ele tinha algumas relações.
Contactei então esta empresa e obtive a resposta positiva para a publicação do livro.
[OR]: Qual o objectivo deste livro?
[LM]: O livro tenta dar resposta a inquietudes que tinha como praticante, tentando reflectir nas mesmas como potencial treinador.
Visa facilitar a tarefa dos treinadores, dos jogadores e, até, de quantos se interessam pelo estudo dos problemas do futsal relacionados com as noções gerais que devem presidir ao treino e ao estudo da táctica do jogo.
É, em resumo, um modesto contributo ao futsal de quem lhe tem dedicado uma boa parte da sua existência.
[OR]: Consideras-te um escritor? Pensas continuar a escrever?
[LM]: Um escritor não me considero. Um leitor sim. Gosto muito de ler, sobretudo sobre o treino e o jogo. Não ponho de parte escrever sobre isso, expor as minhas ideias.
Aliás tenho um outro trabalho já realizado e escrito – a minha tese de Mestrado – sobre o tema “A importância da tomada de decisões no treino e no jogo por parte dos atletas” o qual teve a contribuição dos mesmos reputados treinadores que colaboraram na elaboração deste livro.
Há assim a possibilidade de sair um segundo livro.
Mas isso é um caso a rever, nomeadamente se este primeiro livro tiver algum sucesso.
Como adquirir o livro, saiba aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário