terça-feira, 15 de março de 2011

Júnior 1.ª Divisão - Fim do campeonato

O comportamento das equipas
Penso que estivemos perante um campeonato atípico, com uma equipa muito forte, que consegui sempre ganhar os seus jogos, e que a grande diferença esteve no seu vasto plantel. Penso que existe um conjunto de seis ou sete equipas com um cinco base muito forte, porém, não dispõe de banco à altura, ou seja, que não se note a diferença. Aí residiu o factor chave para a Cohaemato, que pode tirar quatro e meter quatro e o nível mantém-se. De reparar que a Cohaemato esteve por diversas vezes a perder ao intervalo, e dava sempre a volta na segunda parte, não podemos só dizer que é o factor psicológico, o que acontecia normalmente, é que como o ritmo de jogo era alto o adversário não conseguia aguentar, pelo menos é essa a minha opinião.
De seguida tivemos um conjunto de equipas a realizar jogos muito interessantes desde o 2º classificado até ao 6º, foi um campeonato interessante de seguir, depois tivemos outro campeonato do 7º ao 9º, e por último do 10º ao 14º. Houve um desequilíbrio maior que o normal, e com algumas equipas principalmente do "último campeonato" a desiludir, e com que fizeram que o campeonato não fosse tão competitivo.
Penso que a maioria das pessoas irão concordar comigo, de que o nível dos campeonatos da 1ª divisão tem vindo a baixar ao longo dos anos, não sendo tão competitivos, e é importante tentar perceber o que se passa, de forma a pudermos contrariar isso.
Irei agora tentar fazer uma análise a cada uma das equipas, de forma sucinta, espero não ferir susceptibilidades, o que vou dizer é só uma opinião, que vale o que vale.
Há poucas palavras, para descrever a equipa da Cohaemato que fez um campeonato perfeito. É certo que esteve por diversas vezes a perder, mas acabou por dar sempre a volta por cima, graças ao excelente plantel que possui, e ao bom futsal que pratica.
Um aspecto para mim importante de realçar, e que não é nada fácil incutir nos jogadores, é a mentalidade ganhadora, de querer ganhar a qualquer adversário e a motivação contra as equipas menos cotadas, aí há que levantar o chapéu à equipa técnica que fez muito bem o seu trabalho. Foi de longe o melhor ataque da prova e uma das melhores defesas, espero agora que vençam o Nacional.
O Freixieiro foi uma equipa que sofreu grandes remodelações no inicio da temporada, com mudança da equipa técnica, e com a inclusão de diversos elementos novos.
Fez um campeonato melhor do que eu estava á espera, apesar de não ter começado muito bem. Sem dúvida, que a vinda de atletas da confiança do treinador, de Alpendorada, foram decisivas para este trajecto, e como a maioria dos atletas é de primeiro ano, é uma equipa a ter em conta para o próximo ano, sendo um dos favoritos ao título.
O Boavista para mim, era a equipa que a par da Cohaemato a favorita para o titulo, tendo em conta o vasto plantel que possuía e de grande qualidade. Mas só ter bons atletas, não basta, é preciso fazer com que estejam todos mentalizados para objectivo, e isso nem sempre é fácil, e falo por experiência própria, dado que ano passado, acho que minha equipa podia ter feito muito mais. Meus amigos João e Virgílio, mesmo assim conseguiram acabar bem o campeonato, tendo feito uma recuperação muito boa, sendo uma equipa a ter em conta para a taça, talvez a favorita.
O Miramar é uma equipa que gosta quase só de atacar, sendo dos melhores ataques, e que gosta de dar espectáculo. Foi uma equipa que me deu prazer ver a jogar, e que tem alguns atletas de excelente qualidade, sem qualquer dúvida. O facto de ficar em quarto lugar depende da decisão do jogo Amanha da Criança - Monte Pedras, mas nada disso tira mérito ao excelente percurso que esta equipa fez.
Partimos com ideia para este campeonato de fazer melhor que no ano anterior, objectivo esse não alcançado. Tínhamos um plantel demasiado curto onze elementos, três deles guarda-redes, e depois devido a diversas adversidades treinamos uma vez por semana (01h30m) e desde que começou o campeonato nunca tive o plantel completo a treinar, o que tornou tudo mais difícil. É uma equipa que me deixou orgulhoso pela atitude que sempre teve, tentando fazer o melhor possível. É verdade que não jogamos como em anos anteriores, a nível de sistema defensivo, mas era complicado com as nossas limitações. E penso que devemos jogar de acordo com aquilo que possuímos, de acordo com os atletas que temos, e não com aquilo que gostamos. Penso mesmo assim que meus atletas estão de parabéns, era difícil exigir mais deles.
O Monte Pedras foi para mim a equipa sensação da época, fez um campeonato muito bom, sendo muito difícil passar em Crestins, e a forma com que encaram o jogo e atitude é algo notável. Praticam bom futsal, tentam jogar ao ataque, o que por vezes leva a que descorem um pouco a defesa, e algumas equipas aproveitaram isso. Penso que estão de parabéns os atletas e o treinador pelo excelente trabalho efectuado.
A equipa de Modelos começou de forma irregular o campeonato, tendo feito da sua casa, um factor muito importante para ter acabado no lugar que acabou. Todos sabemos da dificuldade que é passar em Modelos. Uma equipa que joga com grande atitude de principio a fim, seja qual for o resultado, apesar de o futsal praticado não ser o melhor, mas pelo que falei com as pessoas de lá, sei que tiveram muitas dificuldades em treinar devido ao facto de a disponibilidade dos atletas não ser a melhor, mesmo assim penso que uma época positiva.
Todos nós esperávamos mais do Caxinas. Foi uma equipa que se reforçou com alguns atletas que eram do Freixieiro e que tem o seu valor, e que todos pensávamos ao inicio que se poderia intrometer na luta pelo titulo. Começou de forma razoável o campeonato, mas depois perdeu-se, e não se voltou a encontrar. É uma equipa aguerrida como são todas as equipas do Caxinas, porém faltou ali algo para terem conseguido algo mais. Penso que irão tentar na taça mostrar o seu valor.
O Foz foi uma equipa que para mim me surpreendeu pela positiva. Ano passado vi esta equipa na 2ª Divisão e vi que teve diversas alterações, mas mesmo assim a equipa técnica conseguiu manter aquela mística de equipa aguerrida e que luta até ao fim. É uma equipa técnica que vibra imenso, e passa para os jogadores, o que leva estes às vezes a ir buscar forças aonde elas já não existem. Campeonato sem sombra de dúvidas positivo.
No inicio da época todos esperávamos ver a Farlab nos lugares cimeiros, em virtude do plantel que em principio iria dispor, mas porem por diversos factores, o plantel ficou reduzido e como tal, com um plantel pequeno teve bastante dificuldade em se manter na 1ª Divisão, mas lá conseguiram. Os atletas que ficaram até ao fim sempre tiveram atitude, e deram sempre o seu máximo nos jogos que assisti.
A Escolas de Arreigada sempre gostei de a ver jogar, e de quem estava à espera de muito mais, principalmente pelo facto de jogar em Arreigada, à semelhança de Modelos ser sempre muito difícil. Não sei o que se passou, mas a equipa de Paços de Ferreira não consegui fazer aquilo que eu esperava, que era um campeonato sem grandes sobressaltos, e assim desce à 2.ª Divisão. Penso que irá na taça tentar mostrar outra imagem.
O Vermiom foi uma equipa a meu ver um pouco limitada a nível de plantel, foi nosso primeiro adversário no campeonato, e disse para mim que era um dos candidatos à descida, porém seus atletas lutam sempre até ao fim, tem atitude, o que nem sempre e fácil estando nos últimos lugares do campeonato. Na parte final do campeonato realizaram alguns bons resultados, a ver vamos se mantém na taça.
O Praia Mar foi uma equipa que o ano passado se safou no fim, este ano, não teve a mesma felicidade. Desde cedo se soube que era uma equipa que ia tentar lutar pela manutenção. Tinha um plantel engraçado, e um atleta muito bom, o Brás, que podia fazer a diferença a qualquer momento, que por algum motivo, a partir de determinado ponto não o vi mais, e penso que a equipa se ressentiu disso. É uma equipa aguerrida e é com pena que a vejo descer, acho que faltou aquela estrelinha, para conseguirem a manutenção.
O Gondomar Futsal foi uma equipa que me roubou pontos, e que em sua casa é sempre capaz de causar dificuldades. A nível do plantel que dispunha, penso que era muito limitado, e só quando os juvenis vinham a cima, este era mais equilibrado, mas era uma missão quase impossível, o de garantir a manutenção. Agora na próxima temporada, há que reestruturar tudo para tentarem voltar ao convívio entre os melhores.
Foi um prazer colaborar com esta rubrica, e espero ter sido imparcial, embora saiba que por vezes não é fácil, dado que todos tentamos sempre defender um pouco mais os nossos atletas. Espero que este tipo de rubricas se mantenha na próxima temporada.
Nota final: Só tenho a lamentar o facto de a decisão dos pontos com Monte Pedras ainda não estar definida, seja qual for o resultado do processo disciplinar, penso que isso devia ter ficado decidido antes de o campeonato acabar, penso que a nossa Associação tem vindo a perder qualidade em determinadas coisas, o que é de lamentar.
E agora que venha o espectáculo da taça e boa sorte a todas as equipas.
Um abraço
André Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário