segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Artigo de opinião por Óscar Rosas

O jogador de equipa: uma definição
É vulgar elogiar-se o chamado “jogador de equipa”. Eu estou incluído nesse lote.
Mas o que é o jogador de equipa?
A caracterização deste tipo de jogadores varia bastante em função da visão do futsal que cada um, sobretudo os treinadores, têm.
Deixo aqui a minha.
* Tentar procurar atletas que sobretudo entendem como jogar o jogo. E tenho a noção de que cada vez mais é difícil encontrar jogadores que saibam como jogar e não apenas em realizar jogadas ou que lhe é indicado.
* Encontrar jogadores que respeitem o treinador, as suas competências, as suas decisões
* Não terem a mania que são “lideres”. Líder é, ou deve ser, o treinador.
* Ponham a equipa em primeiro lugar, dispondo-se a sacrificar-se, se necessário, pela equipa.
* Ter uma atitude positiva perante o jogo
* Ter capacidade para compreender o que o treinador quer nos diversos capítulos tácticos (ataque, defesa, etc).
Jogadores com estas características têm quase sempre lugar nos planteis das equipas. Pelo menos na minha equipa têm.

Sem comentários:

Enviar um comentário