sábado, 5 de fevereiro de 2011

Artigo de opinião por Óscar Rosas

Policiamento!!! Sim ou não?
Está na ordem do dia o debate entre os clubes de fusal sénior do distrital da AFP sobre a problemática dos incomportáveis custos que têm de despender com as forças da autoridade (PSP e GNR) aquando da realização dos seus jogos como visitados.
Por tal facto muitos clubes estão a desistir de competir em seniores mantendo em actividade os escalões de formação onde, pelo menos por agora, os clubes não pagam policiamento.
É preciso esclarecer que já é possível realizar jogos de seniores sem a presença das forças de autoridade.
Existe legislação, concretamente a constante na portaria nº 1522-C/2002 de 20 de Dezembro, que prevê a possibilidade da realização de espectáculos desportivos depender do cumprimento da obrigação da adopção de um sistema de segurança privada que inclua vigilantes tecnicamente habilitados, designados por assistentes de recinto desportivos, ou como são vulgarmente conhecidos os “stewards”.
Por isso é fazer contas e ver o que é mais favorável aos clubes e depois reunir com a AFP e apresentar a sua solução.
Contudo, na minha opinião, a solução mais sensata passava por não ser exigível aos clubes o policiamento nos jogos ou provas organizadas pela AFP.
Porém a AFP poderia determinar aos clubes em relação aos quais tenham ocorrido incidentes disciplinares, ou com o público que lhe é afecto, a responsabilidade de assegurar o policiamento e de suportar todos os encargos daí inerentes.
Também pode acontecer que determinado clube possa fazer a exigência de policiamento nos recintos dos jogos em que vão jogar como visitantes, sendo que neste caso suportariam eles mesmos o encargo com tal policiamento.
Este é o meu pequeno contributo para este importante debate.

1 comentário:

  1. Viva Sr. Óscar

    Se fosse possível, conciliar ambos, com custos reduzidos, seria o ideal...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar