sexta-feira, 17 de junho de 2011

Com os olhos na Final – João Lourival

Entrevista a João Lourival – A. Académica de Leça
Mais uma final e mais uma vez as entrevistas dos treinadores finalistas, desta feita com João Lourival, treinador dos Juniores que levou o A. Académica de Leça. à Final do Campeonato Distrital de Juniores da 2.ªDivisão da Associação de Futebol do Porto, onde defrontará o Leões Valboenses F. C..
Futsal-porto-distrital [FPD]: Como é possível uma equipa que atinge um número de vitórias consecutivas impressionante, e no final olhando para a classificação poderíamos dizer que se o campeonato durasse mais duas ou três jornadas poderiam não ser primeiros, o que é que correu mal, o laxismo tendo em conta a vantagem pontual ou o cansaço de alguns jogadores nucleares que também iam aos seniores?
João Lourival [JL]: No desporto tudo é possível, no futsal muito mais, num segundos se ganha e também se pode perder. Não concordo com a sua afirmação de que se o campeonato durasse mais duas ou três jornadas poderíamos perder o primeiro lugar, admito ter existido euforia a mais a partir do momento em que ficou assegurada a subida de divisão, no entanto alerto para o facto da equipa ter sido gerida em função dos pontos de avanço e dos jogos que havia para disputar, e também das necessidades dos seniores, se mais jogos ouve-se seria tudo diferente, a conquista do primeiro lugar nunca esteve em dúvida nas nossas cabeças, tinha a certeza que mais tarde ou mais cedo assegurava-mos presença na final.
FPD: Como classificas a prestação dos teus atletas?
JL: Só posso considerar a prestação dos meus atletas a todos os níveis excepcional, a eles se deve grande parte do mérito da minha equipa. Depois de uma época com quarenta jogos, com os particulares incluídos, noventa treinos e com alguns jogadores fazendo treinos e jogos a duplicar, (juniores e seniores), não é fácil manter os níveis físicos e mentais sempre no máximo, e a isso se deve, talvez, o facto do abaixamento de forma no último terço do campeonato, embora tenha percebido que isso podia acontecer a vantagem adquirida no primeiro e segundo terço do campeonato dava margem de manobra.
FPD: Como classificas o apoio directivo?
JL: Não me estou a esquivar à pergunta mas não quero tecer qualquer comentário enquanto a época está a decorrer, tenho todo o gosto em falar sobre isso depois da Final.
FPD: Qual o conhecimento que tens do adversário da Final (Leões Valboenses F. C.)?
JL: Tive ocasião de assistir a dois jogos do meu adversário, mas é sempre difícil avaliar equipas na parte final do campeonato quando praticamente tudo está decidido, no entanto deu para retirar algumas ilações e constatar ser uma equipa bem estruturada.
FPD: Quem é o favorito na final? E porquê?
JL: Numa final não há favoritos, é usual dar 50% para cada lado, e como diz um famoso treinador “As finais são para se ganhar”, pela nossa parte vamos fazer tudo para trazer a taça para Leça da Palmeira. O mesmo pensamento tem o nosso adversário, mas não posso deixar de referir que o mais importante é respeitar o adversário em todos os aspectos, fazer do jogo uma festa, aconteça o que acontecer ninguém pode ter a veleidade de nos tirar o mérito, estar nesta final é uma grande vitória, minha e dos meus atletas.
Considerações finais:
João Lourival: Se me permites Artur como nota final, mais uma vez quero endereçar a tua pessoa os meus parabéns e a minha gratidão pelo trabalho desenvolvido em prol dos clubes e do futsal distrital e por vezes nacional, sim porque algumas equipas estão Inseridas em finais nacionais. OBRIGADO

Sem comentários:

Enviar um comentário