Comparação no final da primeira volta
Se existe uma coisa de não nos acusam é de tratamento especial mais a uma divisão do que da outra e por isso mesmo, apesar de este estudo não ser exaustivo dá para compreender o trabalho que é efectuado de um certo modo em todos os clubes, aqueles que conseguem manter um nível elevado de ano para ano apesar de estarem nas divisões secundárias, aqueles que têm oscilações por haver mudanças grandes no plantel, e aqueles que apesar de entrada e saída de jogadores, treinadores, dirigentes o nível continua baixo para sonharem com uma subida de divisão.
Série 1
A. Académica de Leça: Sem sombra de dúvidas a melhor épocas dos últimas três épocas e tem sido uma evolução gradual se em 2008/09 numa série de quinze equipas andava pela nona posição, na época passada andava pela primeiro terço do campeonato, nesta está em primeiro onde apenas perdeu dois pontos na última jornada da primeira volta.
Rio Ave F. C.: Tendo descido de Divisão tem cumprido o objectivo de regressar á divisão maior do escalão.
Rio Ave F. C.: Tendo descido de Divisão tem cumprido o objectivo de regressar á divisão maior do escalão.
A. M. Lomba: Eis uma equipa que está a surpreender toda a gente, no seu ano de estreia está na terceira posição e luta pela subida.
Balio Futsal Clube: O que se disse da A. M. Lomba encaixa-se na perfeição ao Balio Futsal.
A. D. Modicus Sandim: Uma equipa que tem ficado sempre perto dos lugares de subida e este ano tem efectuado um trajecto idêntico ao da época passada na série 2.
União Custóias F. C.: No seu segundo ano de competição tem evoluído bastante, por esta altura na época passada andava pela segunda metade da tabela classificativa esta época ocupa um lugar de destaque no primeiro terço da tabela classificativa.
Real Clube Senhorense: No seu ano de estreia para além da também excelente prestação sendo o terceiro melhor dos estreantes a época já ficou marcada a letras de ouro com a transferência de Axel para a equipa sénior da A. R. Freixieiro que milita na 1.ª Divisão Nacional.
Jaca F. C.: Equipa que tem mantido o que lhe é usual ou seja o meio da tabela embora esta época esteja um pouco melhor que nas duas épocas anteriores.
A. D. C. Santa Isabel: Depois de na época passada andar pelos lugares do fundo da tabela classificativa esta época tem uma prestação mais condizente de quem já anda por aqui há algum tempo.
G. D. Os Amigos da Cave 94: Uma estreia que anda pelo meio da tabela classificativa e consegue estar á frente de clubes de clubes com mais tempo nestas andanças.
Iniciação D. S. Roque: Para a Iniciação o clube o mesmo que se disse do Cave 94.
J. D. Gaia: A desilusão da época, depois de ter descido de divisão, não mais se encontrou e a justificar a 12.ª posição que é muito pouco para uma equipa que desceu de divisão.
J. D. Guifonense: Na época 2008/09 por pouco não subiu e depois disso tem sido duas épocas muito aquém do esperado e demonstrado em 2008/09, embora esta época esteja um pouco melhor do que na anterior.
U. C. Regatas Flamengo: Uma equipa que não consegue deixar o último terço da tabela classificativa nas últimas três épocas.
G. D. C. St.º Ant.º Grijó: No seu ano de estreia um décimo quinto lugar veremos o que consegue no futuro.
C. J. Malta: Mais uma desilusão, descendo o dobro dos lugares que na época passada ocupava por esta altura.
Paraíso S. C. Foz: Mais uma desilusão e palavras no mesmo sentido do C. J.Malta embora não esteja tão distante dos lugares que ocupava na época passada.
A. R. C. D. Junqueira F. C.: Um clube que tem uma equipa no nacional, mas creio que não será por isso que a formação no caso dos juniores não consiga sair dos últimos lugares e esta época estão um pouco pior do que na época passada.
Spg. C. Arcozelo: Primeiro ano de aprendizagem faz ocupar o último lugar das equipas estreantes e da classificação.
Série 2
(*) Equipa "B" porque o Pinheirense tinha uma equipa na 1.ª Divisão.
Leões Valboenses F. C.: Excelente prestação de uma equipa estreante neste escalão ao ocupar a primeira posição, mais palavras para quê.
Escola D. C. Gondomar: Tem crescido com o tempo, depois de na época 2008/09 andar nas últimas posições na Série 3, na época passada já ocupou lugares na primeira metade da tabela classificativa, esta época está na vice-liderança.
C. D. S. Salvador do Campo: Mais uma equipa com um crescimento sustentado, em 2008/09 na primeira metade da tabela classificativa, na época seguinte com mais clubes estava numa posição melhor e esta época ocupa fecha o pódio.
A. R. Juventude Muro: Outra equipa que tem mostrado sustentabilidade no crescimento no primeiro ano deste estudo ocupou os últimos lugares da classificação, na época seguinte fechava a primeira metade da tabela classificativa e nesta época um honroso quarto lugar.
G. D. Magrelos: Tal como o Leões Valboenses é um estreante e não se está a dar mal e a quinta posição é prova disso.
A. D. Penafiel: No seu segundo ano a evolução é notória, na época passada cruzava o campeonato na décima terceira posição, esta época baixou sete lugares.
A. M. Granja: Mais uma equipa com uma evolução positiva só com dois anos de participação, depois de na época passada estar a fechar quase a classificação esta época abre o segundo terço da classificação.
C. P. Vila Boa do Bispo: No ano de regresso aos juniores, depois de um segundo lugar na Série 3, esta na oitava posição, ou seja um regresso que em comparação com algumas estreias poderia ser melhor.
Casa do Benfica de Paredes: Mais uma estreia e no seu primeiro ano não tem corrido assim tão mal estando na primeira metade da tabela classificativa.
União D. C. R. Bela: Apesar de uma das cinco equipas presente nas três épocas, tem tido uma participação modesta, no entanto esta época teve uma pequena reacção na positiva.
F. C. Unidos Pinheirense: Em 2008/2009 tinha duas equipas nos juniores, uma na 1.ª Divisão onde acabou por terminar na segunda posição e outra na Série 3 da 2.ª Divisão onde ao virar a primeira volta ocupava a segunda posição, esta época com a equipa que desceu da 1.ª Divisão não está a ter argumentos para mostrar que quer e pode regressar á primeira divisão.
N. Sportinguista de Gondomar: Uma estreia dentro das possibilidades de que joga pela primeira vez neste escalão.
C. Académico de Pedrouços: O mesmo que se disse ao Núcleo Sportinguista cabe na perfeição ao clube maiato.
C. D. Aves: Com condições como poucos seria previsível que ocupasse posições superiores, estando a efectuar uma época igual há de 2008/2009,o que é um retrocesso, pois na época passada andavam na primeira metade da tabela classificativa.
J. D. Gondomar: Outra equipa que está a retroceder depois de 2008/09 ter virado a primeira volta na sétima posição, na época passada desceu o dobro das posições e esta época ainda está a fazer pior do que na época passada.
Futsal Ponte Rio Tinto: No seu segundo ano era de esperar que melhorasse a sua posição no entanto não aconteceu e está cinco posições abaixo do que fez na época passada
Grupo Jovens da Ponte / C. C. D. Ordem / G. D. Vila Caíz: Estreias pouco auspiciosas ocupando as últimas posições, um ano para aprender e fazer melhor nas próximas épocas.
Número de equipas: Da época anterior para esta o número de clubes estagnou, mas em 2008/2009 foram inscritos quarenta e sete clubes chegando a ser efectuada três séries, actualmente são trinta e oito equipas.
Sem comentários:
Enviar um comentário