sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

2.ª Divisão Série 2 - 14.ª Jornada

Comentário da jornada
A jornada tinha como jogo em destaque o G.J. Ponte Vs J.D. Meinedo, todos sabíamos de antemão que o equilíbrio seria a nota dominante deste jogo, sendo que pessoalmente classifico o resultado como surpreendente, não por demérito do G. J. da Ponte mas pelo grande momento de forma em que a J. D. Meinedo se apresenta. O G. J. da Ponte com o ponto conquistado e mercê do empate inesperado do Futsal Ponte Rio Tinto na recepção ao Estrelas Susanenses, mantém a quinta posição e ainda consegue diminuir a distância para o quarto classificado. Dentro das quatro primeiras classificadas aquela que em meu entender tinha o jogo mais complicado era de facto a ADISCRE Penafiel que se deslocava á Juventus de Triana, esta equipa apesar dos últimos resultados, é em meu entender uma equipa, que pelo conjunto de valores individuais que compõem o seu plantel (para quem não sabe boa parte deles oriundos da equipa de juniores que se sagrou campeã na época transacta), quando joga concentrada está ao nível de qualquer uma das quatro primeiras classificadas, acrescentando a isto o facto de terem ocorrido mexidas na equipa técnica que se fizeram sentir a nível da atitude e na disposição táctica da equipa, mesmo assim a ADISCRE Penafiel deu uma excelente réplica tendo o golo da vitória sido obtido no ultimo minuto da partida num lance muito polémico onde a recuperação de bola é fruto de uma acção faltosa que daria a sexta falta a favor da ADISCREP e que não foi assinalada permitindo um contra ataque de 2x0, mais uma vez e no mesmo pavilhão voltamos no final do encontro a verificar atitudes menos dignas de parte a aparte, muito por culpa do ambiente intimidatório e provocatório que se gera fora das quatro linhas.
A Urbanização Areias ascende ao primeiro lugar ao vencer com facilidade o actual lanterna vermelha a A. R. Novelense. Este resultado que traz ainda mais curiosidade relativamente ao jogo grande da próxima jornada que irá por frente a frente os dois primeiros classificados. A grande surpresa desta jornada é efectivamente a goleada imposta pelo Mosteiro diante da A. D. Carvalheiras, que levou á melhor por cinco bolas sem resposta. A A. D. Carvalheira tem mostrado dificuldades nesta ponta final da primeira volta, talvez reflexo da paragem do campeonato, averbou a segunda derrota consecutiva o que para uma equipa que até á ultima jornada estava invicta é assinalável. A A. D. Penafiel consegue uma vitória tranquila sobre o NCR Valongo, o que para alguns pode ser surpresa para mim não o é, já que como referi na última crónica a A. D. Penafiel atravessa um momento onde os níveis de confiança estão em alta mercê da entrada de novos elementos e por outro lado pela qualidade acrescida que esses elementos trouxeram. O Lixa consegue mais três pontos ao levar a melhor sobre o Dínamo 80 que dessa forma se atrasou na luta pelos lugares cimeiros. Referência ainda para o Estrelas Susanenses que consegue mais um excelente resultado, o ponto obtido ganha ainda mais importância, dado o empate entre C. P. Sobreira e União Futsal 08 que veio trazer ainda mais equilíbrio na parte inferior da tabela.
Em resumo foi uma jornada muito atípica relativamente ao que era habitual neste campeonato, com muitos pontos perdidos pelos quatro primeiros classificados, se já o referi anteriormente volto a sublinha-lo, este campeonato será decidido ao milímetro e disputado muito provavelmente até ao último minuto do último jogo. As equipas com pretensões ao primeiro lugar, que pessoalmente penso resumirem-se a quatro, com as alterações verificadas na paragem de Natal, com as entradas e saídas de jogadores, mudanças de equipas técnicas e a maior consistência de algumas equipas, que agora começam a ter os resultados de um trabalho contínuo, irão claramente ter maiores dificuldades em conseguir averbar os mesmos pontos que conseguiram na primeira volta. Relativamente aos últimos lugares o mesmo se irá verificar, sendo que o quinto classificado esta doze pontos do primeiro classificado e a dez do ultimo classificado!
Para aqueles que classificam esta série como desequilibrada e fraca que tentem explicar o porque deste desequilíbrio como quiserem, para mim o desequilíbrio está no extraordinário campeonato que os quatro primeiros classificados realizaram até ao momento e que para o repetirem na segunda volta, terão de trabalhar igual ou ainda mais sobre pena de o mínimo deslize ter consequências irreversíveis na luta pelo primeiro lugar.
Por Sérgio Brochado

Sem comentários:

Enviar um comentário