Comentário da jornada
Numa primeira análise a esta jornada reparo que as equipas que fizeram “novas aquisições no mercado de Inverno” já começaram a surpreender os adversários.
Imune a qualquer tipo de surpresa está o Amanhã da Criança que “despachou” a equipa do Mosteiro FC fazendo, mais uma vez, prova da sua qualidade individual e colectiva. Deste jogo saiu um líder atento á concorrência que assentou ainda mais o período menos positivo do Mosteiro FC que perdeu mais um lugar na classificação geral.
A Juventus da Triana continua a perseguição ao primeiro lugar. A jogar em casa do A.D. Penafiel a equipa da Juventus venceu mantendo a distância para os directos adversários, invés disso a equipa da casa perdeu terreno em relação a posição imediatamente acima assim como viu as equipas abaixo reduzirem a diferença para a margem mínima.
Em terceiro lugar esta agora a equipa do Teibas que em casa cumpriu a sua obrigação e venceu o Novelense. Se a equipa da casa com esta vitoria mantém a diferença para os adversários directos enquanto que o Novelense com este resultado baixa uma posição na classificação.
O Sangemil, vivendo um excelente momento, venceu e bem a equipa das Escolas Modelos. A vitoria da equipa da casa é incontestável contudo não se compreende os últimos resultados da equipa pacense, isto porque até bem pouco tempo era uma equipa com resultados bastante positivos e de um momento para o outro passou a ter resultados aquém do que nos havia acostumado.
O jogo entre o Pinheirense e o Lapa será o jogo em que em que passaremos dizer Lapa antes dos reforços e Lapa depois dos reforços? Sem qualquer menosprezo da minha parte e guiando a minha opinião pelo trajecto das duas equipas este é um resultado que surpreende a série toda. A equipa de Gondomar vinha a fazer uma ascensão na tabela classificativa que não fazia adivinhar este empate do mesmo modo que a equipa do Lapa tendo em conta os seus resultados não fazia crer ninguém que tinha equipa para impor um empate, resta saber quem perdeu dois pontos. Os meus sinceros parabéns ao Lapa pelo primeiro ponto da época e faço votos que continuem a desenvolver o vosso futsal. Importante também é o facto de Pinheirense não ter perdido e que com este empate ter subido á sétima posição.
O Ardegães e a J.D. Gondomar preconizaram mais um empate nesta jornada. Sabia de ante mão que o jogo iria ser equilibrado e que nesta altura as formações o que mais querem é somar pontos de forma a melhorar as respectivas classificações. Este resultado acabou por ser benéfico para as duas formações uma vez que ambas subiram na classificação geral.
O jogo do Núcleo de Valongo surpreendeu-me não só pelo resultado em si, mas pelos números. Enganei-me redondamente na minha análise e aqui faço “mea culpa”.
Esta vitoria fora d’ Os Romanos permitiu-lhes abrir um fosso de quatro pontos em relação ao seu perseguidor directo dando-lhes assim alguma margem de erro ao mesmo tempo que se aproximaram das equipas dos lugares acima. Já a equipa de Valongo com este resultado baixou para a penúltima posição.
Por José Teixeira - Futsal Coach
Antevisão da jornada, jogo a jogo
Esta jornada marca o início de uma nova fase na vida nas diversas formações, isto porque vamos assistir ao aparecimento de novas caras em quase todas as formações. É a busca de melhores resultados e de novos objectivos que vão impulsionar a algumas revoluções em alguns planteis. Assim a minha análise prendesse com a realidade que vivi ou assisti.
O líder, Amanhã da Criança (1º), regressa a casa desta feita para medir forças com a equipa do Mosteiro F.C. (12º). O conjunto de resultados de ambas as formações empurra todo o favoritismo para a equipa da casa que ainda pode tirar vantagem de um período menos positivo vivido pela formação de Rio Tinto.
O décimo quinto classificado, A.D. Penafiel vai receber a motivada formação da Juventus da Triana (2º). O jogo põe frente a frente duas formações que tem como objectivos diferentes mas que passam sempre pela conquista dos três pontos. Os números dizem que a equipa da casa, a jogar em casa, fez um ponto em doze possíveis, enquanto que os visitantes em quinze pontos possíveis conquistou onze, isto é, o A.D. Penafiel ainda não ganhou em casa e a Juventus da Triana ainda não perdeu a jogar fora.
A equipa de Teibas, surge no terceiro lugar, com a certeza que independentemente do desfecho deste jogo o segundo lugar não passará de um desejo futuro uma vez que existem quatro pontos a recuperar. O adversário da equipa de Teibas será a equipa do Novelense (11º) parece ter algumas dificuldades na abordagem aos jogos com os primeiros classificados. O favoritismo recai na equipa da casa.
Com quatro vitórias consecutivas surge a equipa do Sangemil (4º) pronta a receber a sempre complicada equipa pacense do Modelos (9º). A forma de jogar das duas equipas tem algumas semelhanças contudo na minha opinião o colectivo da equipa da casa acaba por ter mais argumentos do que a formação visitante.
Este será para mim o jogo da jornada: Salvador do Campo (5º) Vs Escolas de Gondomar (7º). Duas equipas que lutam pelos primeiros lugares na tabela classificativa. Condizentemente ambas as formações vem de derrotas o que poderá servir de condimento ao jogo, isto porque é imperativo, para as duas formações, não perder mais pontos sob pena de descolar do grupo da frente. Numa primeira abordagem reparamos que a jogar em casa a equipa do Salvador do Campo conquistou dezasseis de dezoito pontos possíveis, marcou vinte e nove golos e sofreu apenas nove, um registo impressionante só superado pelo actual líder. A equipa de Gondomar a jogar fora conquistou doze de quinze pontos possíveis, marcou dezoito golos e sofreu nove conseguindo ter um registo de golos marcados e sofridos melhor nos jogos fora do que em casa. Há efectivamente um equilíbrio entre as duas formações contudo a componente física a par do factor casa vão com certeza desequilibrar o jogo a favor da equipa da casa.
A equipa do Pinheirense (8º) depois de nas últimas jornadas ter tido jogos de elevada dificuldade vai neste fim-de-semana medir forças com a equipa Nª Sr.ª da Lapa (18º). O posicionamento na tabela classificativa é por de mais esclarecedor em relação a este jogo.
Como já é norma a equipa do Ardegães (13º) vai receber na manhã de domingo a equipa da J.D. de Gondomar (17º). A equipa da casa parte para este jogo depois de ter obtido uma importante e esclarecedora vitoria na jornada anterior. Os forasteiros tem uma equipa em construção que aos poucos tem evoluído e já sabe o que é ganhar fora de portas. A vantagem para a equipa da casa não só pelo factor casa mas também pelos resultados acumulados até a data.
A partida para este jogo a formação do Núcleo de Valongo (16º) sabe que existem apenas dois pontos a separa-los do adversário desta jornada, Os Romanos (14º). Em Valongo a rapaziada está motivada depois da vitória da última quarta-feira e parte por isso em vantagem para este jogo. Os Romanos, esses tem vindo a acumular resultados menos positivos, já não vencem qualquer jogo desde a quinta jornada e dificilmente irão pontuar nesta.
Por José Teixeira - Futsal Coach
Sem comentários:
Enviar um comentário