sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Iniciados 2.ª Divisão S2 - 9.ª Jornada

Comentário da jornada
O A.S.S.”O Amanhã da Criança” venceu, convenceu e principalmente provou que nesta altura é a equipa que melhor assume o papel de líder do campeonato. Resta saber se vai haver alguma equipa que tenha o mérito de ofuscar a campanha do A.S.S.”O Amanhã da Criança”.
No segundo lugar surge agora o A.D.C. Teibas, na história do campeonato já lá esta registada que a oitava jornada foi líder, por isso acredito que existem condições para continuarem a lutar pelo primeiro lugar. Só depende de si.
A Juventus da Triana F.C. tornou fácil o jogo em que visitou os A.R. Restauradores do Brás-Oleiro. Com um jogo extremamente objectivo puseram a nu todas as fragilidades da equipa da casa e desta forma entram na perseguição pelo segundo lugar.
Em Vila das Aves, o C.D.S. Salvador do Campo obteve a vitória mais dilatada da jornada frente a equipa do Mosteiro F.C. Com esta vitoria, o C.D.S. Salvador do Campo confirma a quarta posição do campeonato.
Com os mesmos pontos do quarto classificado surge em quinto lugar a Escolas D.C. Gondomar. A Escolas D.C. Gondomar foi até a casa da Juventude D. Gondomar, jogar mais um derby, e conquistar mais três pontos. A vitoria foi pela margem mínima o que mostra que um derby é sempre um derby.
O C. Académico de Sangemil depois de duas derrotas consecutivas regressou as vitórias frente ao C.D. Boavista. Há nesta altura algum terreno a recuperar em relação aos primeiros por isso talvez esta vitória serva para as “tropas” do C. Académico de Sangemil iniciarem a caminha rumo aos seus objectivos.
Mais uma jornada em que a equipa do G.D.C. Escolas de Modelos obtém um resultado positivo, desta feita a vítima foi G.C.R. Ardegães. A jogar fora o G.D.C. Escolas de Modelos obteve o oitavo ponto em doze possíveis. Interessante esta equipa que assume a sétima posição.
O oitavo lugar pertence a equipa da A.R. Restauradores do Brás-Oleiro, que nesta jornada não teve nem arte nem engenho para contrariar a melhor atitude competitiva da Juventus da Triana F.C. A equipa de Aguas-Santas fecha assim um ciclo positivo.
A equipa pacense do C.D. Boavista com esta jornada leva já três derrotas consecutivas e consequentemente vê-se a cair na tabela classificativa. Acaba esta jornada em nono lugar de qualquer modo e tendo em conta o passado recente desta formação todos sabemos que a qualquer momento o C.D. Boavista volta aos resultados positivos.
A fechar o Top10 temos agora a equipa do F.C.Pinheirense que depois de um arranque menos positivo tem paulatinamente subido na classificação geral. Venceu em casa a equipa do G.D. “Os Romanos” e nesta altura está pronta para trepar mais uns lugares.
Mais um derby, a equipa do A.R. Novelense visitou e venceu o A.D. Penafiel. Para a formação de Novelas foi o regresso as vitorias e a consequente fuga a parte inferior da tabela. A.R. Novelense ocupa agora o decimo primeiro lugar.
Em décimo segundo lugar surge a equipa do Mosteiro F.C. que nas últimas quatro partidas obteve um só ponto. A equipa de Rio Tinto que até tem um plantel interessante não esta a conseguir obter os resultados que já mostrou ser capaz de obter. É uma equipa para estar dentro do Top10.
Em Ardegães a equipa da casa depois de ter obtido bons resultados nas últimas quatro jornadas regressou as derrotas frente G.D.C. Escolas Modelos. Caiu do decimo segundo para o decimo terceiro lugar.
O décimo quarto lugar é do G.D. “Os Romanos” que em Gondomar não foram capazes de contrariar o F.C. Pinheirense. Estamos perante uma equipa que sabe o que quer contudo a trabalho a fazer.
O A.D. Penafiel na jornada passada causou uma enorme surpresa na forma esclarecedora como venceu, talvez por isso nesta jornada houvesse uma natural expectativa sobre o jogo. Não obteve os três pontos e assim manteve o décimo quinto posto.
Em décimo sexto temos o Núcleo de Valongo que não jogou.
Em decimo sétimo temos a formação da J.D. Gondomar que efectivamente parece ter encontrado o trilho certo no que diz respeito ao futuro, mas que efectivamente necessita de algum tempo para por em pratica os novos princípios.
Decimo oitavo G.F.Nª Sr.ª da Lapa.
Por José Teixeira Futsal-Coach
Antevisão
Esta nona jornada irá servir para nos recordar que a primeira metade da primeira volta já chegou e com ela o esclarecer de algumas posições no seio do nosso grupo.
O jogo que marca esta jornada é o que opõe o A.S.S. “O Amanhã da Criança” (2º) e a A.D.C. Teibas (1º), ex-líder e actual líder desta serie, respectivamente. Estamos perante duas equipas cheias de qualidade e experiencia contudo, na minha opinião, a equipa do A.S.S. “O Amanhã da Criança” parte com vantagem e basta para isso fazer uma análise ao comportamento desportivo de ambas as equipas. Relevante na forma de abordar este jogo será a carga emocional que as duas formações terão no momento do jogo. A A.S.S. “Amanhã da Criança” parte com a vantagem de que tem um jogo a menos e que só existe um único ponto a separados do primeiro lugar, já o A.S.S. Teibas tem no currículo uma escorregadela fora (frente ao S. Salvador do Campo) o que a impede de errar, mesmo assim sabe que um único ponto é sempre vantagem e no fim pode significar muito. É um jogo que aconselho a assistir.
Na corrida pelo topo surge a Juventus da Triana (3º) que irá ter uma deslocação até a Aguas Santas para defrontar os Restauradores do Brás-Oleiro (6º). A equipa da casa, Restauradores do Brás-Oleiro, sabe que um resultado negativo abre a porta a queda na classificação geral e a um atraso para o grupo da frente que poderá ser comprometedor, por isso, como sempre, tudo vai fazer para dificultar ao máximo o favoritismo da equipa da Juventus da Triana. A Juventus da Triana nesta altura é a melhor defesa do campeonato e tem o terceiro melhor ataque, com estes argumentos irá certamente entrar no jogo com a certeza de que é favorita e que independentemente do resultado o terceiro lugar é seu no fim desta jornada.
O C.D.S. Salvador do Campo (4º) está a fazer um campeonato em tudo surpreendente e nesta altura detêm a proeza de ter sido a única equipa capaz de roubar pontos ao líder. Já por outro lado a equipa do Mosteiro F.C (11º) têm nas mãos mais uma difícil tarefa. Em casa a equipa do S. Salvador do Campo não perdeu qualquer jogo e pela frente vai ter um Mosteiro F.C que a jogar fora não se tem dado nada mal. Este é um daqueles jogos em que o factor casa é desequilibrante.
Em quinto lugar surge a equipa Escola D. C. Gondomar (5º) que vai jogar em Valbom mais um derby, desta feita, com a equipa da J.D. Gondomar (17º). A classificação mostra bem os diferentes “momentos” de cada uma das formações, mas um derby é sempre um jogo especial e há por isso motivos para a rapaziada se superar. Os números dão vantagem a Escola D.C. Gondomar…
O C. Académico de Sangemil (8º) e C.D. Boavista (7º) estão em igualdade pontual por isso mesmo acredito que este será um jogo em que a equipa da casa tudo vai fazer para recuperar o terreno perdido para os três da frente. Uma curiosidade para este jogo é tentar compreender até que ponto a derrota da jornada passada pode ter perturbado a equipa do C.D. Boavista e como será a reacção da equipa. Apesar da vantagem do C. Académico de Sangemil ser grande, acho que tem de haver uma abordagem ao jogo cautelosa porque o C.D. Boavista é uma equipa capaz.
A equipa do G.C.R. Ardegães (12º) pontuou nas últimas quatro jornadas e entrou na luta pela primeira metade da tabela, do outro lado vão ter pela frente a equipa Escolas Modelos que continua invicta no que diz respeito a derrotas. O modelo de jogo é muito idêntico por isso acredito que as equipas vão encaixar uma na outra e só por ventura o factor “Individual” poderá em condições normais fazer o desequilíbrio. Pelo que já me apercebi o facto de o jogo ser ao Domingo e ainda por cima madrugador começa a ser factor de destabilização para que se desloca ao Municipal de Ardegães, mesmo assim e com humor a parte, este será um jogo de tripla.
A equipa do F.C Pinheirense (10º) vem de duas vitórias consecutivas, entra nesta jornada com a certeza que um resultado positivo pode catapulta-la definitivamente para um lugar na primeira metade da tabela, pela frente vai ter a equipa d’ Os Romanos (14º) que ainda não conseguiu reencontrar o caminho dos resultados positivos. Um jogo em que a equipa de Gondomar deverá conquistar mais três pontos.
O A.R. Novelense vai receber o A.D. Penafiel e deste modo vai haver mais um derby, desta feita no Municipal de Penafiel. Três pontos separam as duas formações e nesta altura não há favorito, tudo pela impressionante vitória alcançada pela equipa forasteira na passada jornada. De qualquer modo este jogo pode servir para esclarecer parte do futuro das duas equipas isto porque o A.R. Novelense pode voltar a corrida pelo Top10 e o A.D. Penafiel pode fugir aos últimos lugares.
Por José Teixeira - Futsal Coach

Sem comentários:

Enviar um comentário