terça-feira, 31 de agosto de 2010

Artigo de Opinião por Óscar Rosas

A Escolha do Capitão de Equipa
A escolha do capitão de equipa não é uma mera formalidade.
Não deverá ser um simples representante da equipa para falar com o árbitro, escolher o campo, cumprimentar e entregar galhardetes ao capitão adversário.
Atribuo ao capitão de equipa um importante papel dentro da equipa.
Se o treinador é o líder incontestado da equipa o capitão assuma um importante papel no seio do grupo.
Uma das mais pertinentes questões relacionados com este tema tem a ver com a forma como escolher o capitão. Há 3 possíveis: pela antiguidade, por eleição ou por escolha directa do treinador.
Na minha opinião o critério a seguir deve ser o do treinador escolher o capitão. Com critério, tendo em atenção que o capitão deve ser um atleta exemplar, experiente, com carácter e que desempenhe com qualidade e competência as suas funções. Exige-se ao capitão assiduidade e pontualidade nos treinos bem como uma constante atitude positiva durante os treinos e jogos, sobretudo ao nível da aplicação.
Deve também saber contactar com os árbitros, principalmente na forma – correcta – como e quando deve contactar com eles.
Acho também que o capitão deve ser um atleta de valor superior á média dos atletas que compõem o plantel.
Se a escolha do treinador recair num atleta antigo no clube e que, em teoria, fosse o escolhido pelos seus companheiros caso se efectuasse uma votação, era “ouro sobre azul”.
Contudo a escolha do capitão não deve ser “vitalícia”, ou seja, se o capitão não corresponder ao inicialmente idealizado pode, e deve, ser substituído em qualquer altura da época.
Finalizo dizendo: o treinador tem de ter total confiança no seu capitão de equipa.
Óscar Rosas

Sem comentários:

Enviar um comentário