quinta-feira, 15 de julho de 2010

Taça Associação Futebol do Porto

Sim ou não? Em que moldes? Porquê só nos seniores?
Eis o tema mais falado nos últimos dias, Taça A F. Porto, existe um movimento para já anónimo que quer propôr a criação da respectiva com clubes seniores da Associação de Futebol do Porto.
Mas muitas perguntas se levantam, que divisões entram nesta taça, só os clubes dos Distritais ou também clubes filiados na Associação de Futebol do Porto que participam nos campeonatos Nacionais?
Haverá mais uma taxa da prova?
Quando se jogarão as eliminatórias? Ao meio-da-semana ou ao fim-de-semana?
Esta prova obrigará a Policiamento ou não? Estarão dispostos os clubes a pagarem mais policiamento?
Com que moldes se fará esta prova? Se por fases com as divisões superiores a entrarem gradualmente na prova ou entram já todos?

Quanto há criação de uma nova competição a eliminar eu tenho a minha opinião, que sim que a mesma deveria avançar, num molde gradual de entrada de clube das divisões superiores, ou seja na primeira eliminatória seria com clubes da 3.ª e 2.ªDivisão Distrital; na segunda eliminatória entravam em prova os clubes da 1.ªDivisão Distrital, na terceira eliminatória entravam os clubes da Divisão de Honra, na quarta eliminatória entravam em prova os clubes da 2.ª e 3.ª Divisão Nacional e nos dezasseis avos entrariam os clubes da 1.ª Divisão Nacional e terminava numa final de quatro.
Quanto à taxa de inscrição acho que a mesma é indispensável o mesmo não se pode dizer da taxa de jogo que teria de ser um valor intermédio das taxas de jogo praticados por Divisão, até porque com mais esta prova os serviços associativos irão ter uma sobrecarga do serviço já prestado.
Todos os jogos até à Final de Quatro deveriam ser realizados ao meio da semana com o factor casa a ser conhecido automaticamente com a equipa de divisão inferior a ser a equipa sempre visitada.
Sobre o Policiamento acho que esta prova poderia servir de experiência piloto quanto ao policiamento, não sendo o mesmo obrigatório incumbindo aos clubes a segurança dos jogos com os seus meios próprios nomeadamente à equipa de arbitragem.
Se esta experiência resultasse nesta prova a mesma poderia ser aproveitada para os campeonatos Distritais, e das duas uma, ou a polícia praticava preços mais justos para clubes desta estirpe ou o policiamento acabaria e os clubes passariam a ser responsáveis.

Apesar de tudo isto fica outra questão, então faz-se uma taça Distrital para os seniores masculinos e os femininos e os restantes escalões, não teriam o mesmo direito? Existiriam pavilhões suficientes no Distrito do Porto, para se efectuar mais uma prova deste calibre.

Espero que não só chovam opiniões, como também soluções e a melhor maneira para a criação desta prova que não só honraria o futsal distrital como todo o Futsal Nacional.

Participem e deixem aqui a vossa opinião.

8 comentários:

  1. Na minha opinião devia de ser realizada uma Taça mas so para clubes que disputassem o distrital.
    Visto os dos nacionais já entram na Taça de Portugal.

    Sérgio Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o Sr. Sérgio Gonçalves, a questão aqui é que os jogos eventualmente teriam de ser a meio da semana devido ao elevado número de clubes no nosso distrito e os encargos com polícia, etc. seriam complicados para alguns clubes...mas se possível seria uma competição muito interessante na minha opinião

    ResponderEliminar
  3. Em breve receberão um oficio da AFP a informar, mas em traços gerais ficou definido na reunião o seguinte:

    Este ano apenas a 1ª divisão de Juvenis, Juniores e Séniores Femininos é que irá ter uma Taça AFP que irá de certa forma substituir a Prova Extra.
    Devido à dificuldade em planear jogos por sorteio e a meio da semana, principalmente porque os clubes necessitam de tempo para marcar pavilhões, ficou decidido que o sorteio fica definido mediante a classificação final e posterior cruzamento, utilizando o sistema de play-off, Ex: o 2º joga com o 14º, o 3º com o 13º, etc, ficando isenta uma equipa, em principio o 8º, pois o campeão não disputará a taça visto que vai disputar a Taça nacional.

    O vencedor da Taça AFP, disputará posteriormente a Supertaça com o campeão distrital.

    A razão pela qual apenas foram escolhidos estas divisões e escalões, prende-se com o facto destes campeonatos terminarem em Março/Abril, pois o campeão tem que ir disputar a Taça nacional, ficando por isso os outros clubes sem competição durante quase 6 meses, e também porque jã não há tempo para implementar na próxima época a Taça para todos os escalões, no entanto, se o projecto correr bem esta época, na seguinte (época 2011/2012) já entrarão todas as divisões (1ª e 2ª) e o campeão também já disputará a taça a partir dos quartos de final.

    Mais novidades irão ser comunicadas... mas mais não digo... comparececem nas reuniões que já saberiam mais, e melhor ainda, teriam tido a possibilidade de darem as vossas opiniões!

    Abraço
    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  4. Senhor Pedro, você referiu-se a juvenis e júniores masculinos e séniores femininos, ou referiu-se apenas a escalões femininos?

    ResponderEliminar
  5. Exacto, juvenis e júniores masculinos e séniores femininos.

    Pedro Silva

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo Artur
    Após ter lido atentamente a publicação no blog sobre este assunto achei que devia desta forma dar a conhecer algumas iniciativas em favor da realização de taças associação promovidas no ambito de uma comissão criada para elaboração de novos quadros competitivos.
    Assim passo a inumerar:

    1- Mais importante que a criação de uma taça associativa para os seniores será a porrogação de provas nos escalões que tem taça Nacional, não podemos continuar a ter campeonatos a terminar a meados de Março e sem qualquer competição obrigatória a partir dai ( Seniores femininos , juniores e Juvenis 1ª Divisão).

    2- Foi proposto a A.F.Porto a criação de taça associação para estes escalões reformulando as 2º divisões de forma a poderem tambem participar nesta prova.

    3- Durante o estudo efectuado não se viu como viavel a realização de jogos a meio da semana ( não esquecer que a maioria dos clubes não tem organização propria como tal teria de ser a A.F.Porto a marcar os jogos não havendo disponibilidades de pavilhões para isso ), bem como não esquecer que sempre que é efectuado um sorteio o mesmo precisa ser efeito com cerca de 30 dias de antecedencia da realização das partidas.

    4-Uma das grandes vantagens para os clubes desta modalidade é que a realização de sorteios no inicio de època são para a època inteira isto só por si ajuda nas marcações atempadas dos diversos pavilhões não causando os problemas comuns ás outras modalidades de pavilhão que andão sempre a tentar arranjar soluções para a realização de jogos em que os sorteios são feitos por fases, esta situação tambem estava prevista na proposta efectuada a A.F.Porto na reorganização dos quadros competitivos.

    5-Os campeonatos de seniores neste momento já comportam cerca de 30 jornadas e tem o seu termino nos finais de Maio.

    6- No periodo de crise que atravessamos com as dificuldades a surgirem de todos os lados julgo que o grande esforço neste momento será segurar o que está de pé e deixarmos de megalomanismos ( ainda hoje não sabemos como vai ser a próxima época ao nivel do policiamento para os escalões de formação, não esquecer que foi suspensa a utilidade piblica da FPF.

    7- Lamento que A.F.Porto não tenha analisado e enverdado pelas propostas efectuadas e que os clubes não tenham comparcido em massa a ultima reunião geral de clubes onde o assunto foi debatido até porque a proposta mantinham os custos efectivos de participação inalterados e com o mesmo numero de jogos era possivel estender os campeonatos até a meados de Junho com o encerramento numa grande festa de finais dos diversos escalões onde todo o Futsal poderia conviver.

    Por fim caro amigo estou a sua inteira disposição para lhe poder facultar e explicar a proposta feita a A.F.Porto tambem julgo que seria importantissimo a promoção de uma jornada debate ( posso disponibilizar o espaço ) entre os dirigentes para abordar este e outros temas da nossa modalidade.

    Desde já grato pela atenção prestada e desculpe o envio através de e-mail deste comentário / esclarecimento mas assim foi mais prático

    JOSE AUGUSTO

    ResponderEliminar
  7. Felizmente que este espaço está a ser utilizado por quem quer e gosta de FUTSAL, também é sempre de louvar as opiniões e sugestões, mesmo que diferentes, em prol do futsal.
    Estou de acordo com o José Augusto, como todos sabemos as coisas não estão fáceis e aumentar as despesas dos clubes é muito complicado. Também acho que se deveria realizar um encontro entre os clubes e criar uma "equipa" que estudasse a formula da futura Taça AFPorto, nomeadamente os moldes em que se deveria realizar e depois apresentar a conclusão a quem de direito. Já diz o ditado "fazer depressa e bem à pouco quem". Podemos e devemos dar o exemplo ás pessoas que com todos os meios(logisticos e monetários) nada fazem por esta modalidade, assim sendo deixemos a clubite de lado e lutemos pelo bem do Futsal.

    ResponderEliminar
  8. Somos a única Associação Distrital do País onde não existe uma Taça nos escalões Séniores de Futsal, o que é de lamentar.

    Quando ao calendário, seria de fácil resolução. Os campeonatos começam no final de Setembro inicio de Outubro. Porque não podem começar 15 dias - 3 semanas antes e assim sobrar 2-3 fins-de-semana para a realização de jogos?

    No periodo Natalício e Ano Novo os campeonatos ficam parados 3 semanas. Porque não optar ficar apenas 2 (Natal e Ano Novo) sobrando mais 1 fim-de-semana para a Taça?

    Num sistema de Play-Off, fazendo conta ao número de equipas que exitem, não seriam assim tantos jogos a organizar.

    Era muito bom a existência desta Taça, num perfil de jogos conometrados, preparando as equipas da 1ª Distrital para a Divisão de Honra, pois a diferênça entre jogo conometrado e jogo de 20 minutos (cada parte) é enorme.

    Além de "empolgar" as equipas para poderem atingir o estatuto de Divisão de Honra seria uma competição de ENORME prestigio para a AFP.

    Bem Hajam.

    ResponderEliminar